16.10.12

Dentro de mim

Meu interior...
É feito de terra vermelha,
De treminhão,
De canavial,
De picuás,
Tem rádio grande na parede,
Quadro de santa na sala,
Pererecas no banheiro.

Meu interior...
É feito de pé de amora,
De jaca na estrada,
De jabuticaba no pomar,
De carambola florida,
Tem cafezal carregado,
Moinho no alpendre,
Torrador, forno de barro no terreiro.

Meu interior...
É feito de relâmpagos e raios
De garrafada e chá milagroso
De respeito ao divino
De lençol cobrindo espelhos
Tem rastelo e foice
Enxada, peneira e enxadão
Moringa e relógio de bolso.

Meu interior...
É feito de penteadeira,
De trim,
De leite de rosa,
De alma de flores,
Tem bateria de alumínios,
Pote de água de mina,
Lamparina e fogão de lenha.

Meu interior...
É feito de dama da noite ao pé da escada,
De capivara junto do açude,
De coral de grilos de noitinha,
De cigarras esganiçadas a tardinha,
Tem cachimbo e cigarro de palha,
Fumo de rolo,
Dedo de prosa.

Meu interior...
É feito de panela de ferro,
De caldeirão de feijão de vara,
De pamonha e polenta,
De chaminé e carvão,
Tem São Jorge na lua que é grande,
Sapo assustando no meio da trilha,
Cumeeira e coruja espiando.

Meu interior...
É feito de picumãs,
De batedor de cantar roupas,
De latas e fogo,
De grama e cerca farpada,
Tem bambuzal que não se quebra,
Cantoria de galos,
Paineira na porta da casa.

Meu interior...
É feito ninho de João de barro
De roça e trabalhador,
De novena e benzedeira,
De sanfona e fogueira,
Tem peão e cavalo de pau,
Burquinhas e boneca de milho,
Dia de compra e de reza.

Meu interior...
É feito de Casas Pernambucanas,
De charrete e trator,
De buzina trazendo chiclete,
De cavalo trazendo senhor,
Tem caipora e sacis,
Mula sem cabeça,
Gente que não é gente.

Meu interior...
É feito de cristaleira,
De colchão de palha,
De colcha de retalhos,
De escovão e ferro de brasa,
Tem boi bravo no pasto,
Cachorro com medo de chuva,
Horizonte bem perto da mata.

Meu interior...
É feito de remendos,
De banho de canequinha,
De compadres e comadres,
De queijo e doce de leite,
Tem - Bença pai e bença mãe,
- Deus te abençoe,
- Dorme com Deus,
- Amém, dorme você também.

Sim senhor! Este é meu interior.

Casciano Lopes

Um comentário:

  1. ......Por ser de lá
    Do sertão, lá do cerrado
    Lá do interior do mato
    Da caatinga, do roçado....
    ....Não gosto de cama mole
    Não sei comer sem torresmo....
    (Zé Ramalho)

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem vindo, após aprovação será publicado.