Depois da chuva eu entendi o estio que precisava voltar, percebi as alamedas lavadas com seus verdes realçados, aprendi o caminho da poeira encharcada correndo pro mar, descobri a função dos telhados que renasciam banhados e até da roupa esquecida no varal; absorvi como ela a lição do tempo que passa, que estia minha angústia e que deixa ensolarado o meu breu, devolvendo meus varais, não sem a ausência dos medos, mas com eles estendidos pra que também se molhem na próxima chuva e escorram pelos quintais, correndo de mim.
30.12.23
29.12.23
Feito de pena
Repousam em mim,
feito passarinho no galho,
histórias...
Dormem,
cantam,
lamentam
e até voam me levando no bico.
Casciano Lopes
Andarilho conversador
Quando a rua for de pedras e a calçada estreita não oferecer conversas de portão; calço meus pés daquilo que sei de chegadas e quando chegar em casa, armo na varanda um motivo de bate papo, nem que seja comigo... pra falar de arranhões basta ter pés, já de viagens, precisa coragem.
Ensaboa, vai ensaboando
Muitas vezes é preciso colocar a alma no varal, que por excesso de ranhuras no corpo, se encolhe e recolhe, provocando dobraduras no avesso.
Recomenda-se lavar, quarar e dependurar ao sol pra desmanchar a amargura das dobras que, como nódoa, pode se fixar impedindo a posse alva da face clara, que só quem soube utilizar água e sabão possui.
Casciano Lopes
Cruzando meu Eu
Sei que não é de grama baixa a caminhada, nem de relva orvalhada as manhãs quentes, sou ciente do asfalto ardente e das janelas que me imprimem estilhaços como se me impregnassem de fadiga... Mas também sei das travessias, das margens que não contém pra sempre, das pontes que interligam madrugadas e tardes frescas... Sei dos muros que desmoronam só pra que eu me veja do outro lado de quem sou.
O que é a vida?
Não é no grito que a vida acontece, ele apenas enrouquece o crescimento e empobrece o envelhecimento.
A vida é o que guardamos em segredo, é o que pulsa no silêncio da palavra que não precisa ser dita porque os olhos sabem discursar, é o intervalo entre o soluço e a lágrima, é a pausa que o corpo faz pra que a alma ouça a respiração, é o gemido dando lugar ao calado riso porque dói menos.
Casciano Lopes
Devagar, devagarinho... Jornada
Não pode faltar dentro da gente isso que chamam de chão pra caminhar, que dão o nome de direção.
E que os pés, feitos pra obedecerem a estrada, cumpram, antes de tudo, a disposição interna dos nossos mapas guardados, no silêncio sigiloso do roteiro que viemos cumprir.
Casciano Lopes
E que os pés, feitos pra obedecerem a estrada, cumpram, antes de tudo, a disposição interna dos nossos mapas guardados, no silêncio sigiloso do roteiro que viemos cumprir.
Casciano Lopes
27.12.23
Terra a vista
Que as ondas me banhem,
sei que sou só uma ilha no meio do oceano,
um punhadinho de terra lançado entre o céu e o mar
querendo beber da vida a sede que tenho.
Casciano Lopes
Casciano Lopes
Morador da busca
A paz precisa ser grande, tem que ter vista que caiba quem mora dentro de mim, é fundamental que seja arejada a convivência com as memórias e indispensável o silêncio que saiba ouvir pensamentos... O resto pode ser pequeno; o apartamento, o pote de mágoas e até o medo do mundo grande.
Casciano Lopes
Casciano Lopes
Baile
Ainda é tempo de equilibrar os conceitos, as certezas e as dúvidas,
de tal maneira que a corda continue esticada pra dança das consequências,
a corda quando bamba, judia das escolhas e o passo perde o ritmo.
Casciano Lopes
Casciano Lopes
Vista refletida
Sobretudo há uma carência de reflexão,
mostrar, nos pequenos trechos da viagem,
as largas estradas do destino.
Casciano Lopes
Casciano Lopes
Anfitrião de carne
O coração é tão sublime que desde sempre é considerado morada de mais alguém que cabe além do dono da casa.
Casciano Lopes
Casciano Lopes
Infindo é
Amando a presença inteira, seja da estrada em mim cercada de montanhas, seja dos anjos disfarçados de açudes onde me banho ou da mata virgem onde me perco; me descubro um caso reto sempre contado de novas formas, inacabado como o amor que pra ser amor, precisa de curvas e dispensa fim.
Florista em peito fértil
Tudo o que pode me conter também contém possibilidades. No arranjo da vida cabe muito mais que vaso e flores, ajeitando bem, até mesa com casa e pessoas dentro é possível... onde o amor não sofre restrição, encontro de jardins é muito mais que ocasião.
15.12.23
Em campo e nunca fora dele
Mais um ano que fica como história, mais um que integra o capítulo dos vencidos... Não foi fácil responder ao questionário dos dias, correr atrás de uma boa nota na prova dos que pretendem a vida como sendo uma corrida de milagres, sem competição, só pelo dom mesmo, pela concessão.
A vida é permissão dada, retirada em doses miúdas e acelerada na recusa da coragem, esticá-la é interesse e não acreditar é desistir da batalha; o tempo contará sobre ganhadores e perdedores.
Em toda a ousadia de disputar comigo o podium, houve vencedores... versões minhas e que moravam em mim sem minha completa ciência, que se apresentaram e assumiram a corrida quando faltaram, na capacidade, as certezas. É... a dúvida me rondou e se houve perdedor; foi o desinteresse, porque eu continuo interessado em virar outros calendários, em dobrar outras esquinas, como quem põe no bolso o lenço cansado e dobrado, porque o rosto calado promete dar conta de não chorar.Casciano Lopes
Sonhar mais um sonho
Em toda dor há uma busca de alívio, em toda impossibilidade há um encontro marcado com a surpresa, em todo desalento há um lenitivo travestido de recompensa e em todo humano que se permite viver, há tudo isso acrescido do saber que o sonho é coisa possível.
14.12.23
Canal
Acima de qualquer penumbra, além do mal que cerca o bem e da sombra que ofusca o tato, existe uma realidade toda iluminada, capaz de tocar o nosso melhor lado, aquele que se comunica por luz e é esse sentimento que eleva os sentidos, tornando suportável o que nos oprime no aquém.
Acordo de paz
Ao passar pelas perdas nunca se esqueça dos ganhos, nos terrenos pantanosos lembre-se das tardes em Itapuã, no desfavorável clima não abandone a rede daquele verão de varanda, e por fim, lembre-se que o choro não deve borrar aquele riso bobo e sem causa alguma, porque quando volta o motivo da risada, o rosto precisa estar disposto e lágrima demais costuma levar tudo, até a coragem de sorrir e os olhos turvos d'água impedem as portas.
Casciano Lopes
13.12.23
Verás
Que os dias saibam consolar nosso chão, pra que ao caminhar,
nossos pés se ocupem menos que nossos olhos ocupados com a beleza que nos margeia.
Casciano Lopes
Casciano Lopes
12.12.23
Troncos e bichos
Quando a gente se sentir abraçado com um jacaré nas situações da vida, e quem já esteve de caso com um bichinho desse, se sobreviveu sabe falar dos arranhões... É aconselhável conversar, não com o jacaré, mas com a situação, com seu par e consigo mesmo e ajustar as velas da direção. O curso do rio pode ser revisto e não decidir também é decisão... mesmo que seja de morrer abraçado.
Origem
Gosto do sofisticado chá da aldeia, do perfume envasado no seco amadeirado do palo santo plantado, do incenso que converte a moradia num campo de lavanda, do motivo simples que beira a porta de uma oca e que ao ser tocado pela fumaça de um cachimbo se sofistica.
Gosto.
Casciano Lopes
Gosto.
Casciano Lopes
Feitura
Feito máquina de costura, o tempo corre fabricando a vestimenta de cobrir a mudez crua que a resiliência sem palavras alinhavou.
Casciano Lopes
Casciano Lopes
11.12.23
Meu marca texto
Tudo que me tira de circulação e me coloca em desuso,
me põe de frente comigo,
me faz caminhar por mim e circular minhas evidências,
argolar minhas transparências.
Casciano Lopes
Casciano Lopes
Trocando cartas com os varais
A linha que costurou meu pano provocou a resistência do tecido, tentei falar disso com a analista e ela não conseguiu entender a trama, talvez porque não viu.
Eu mesmo, quando estendo no varal minhas costuras com suas formas e furos de agulha, fico assistindo o vento a soprá-las e quase ouço, como se fossem cartas lidas, frase por frase, alinhavadas letras que compuseram ora bordados, ora remendos.
O fato, é que quando recolho as secas falas da vida, submeto-as ao ferro quente, à brasa da ação de desfazer as dobras, como se pudesse ajeitar os acontecidos e as visto nos domingos de passeio, para suar a minha alegria misturada com a fantasia tecida, a roupagem embrutecida.Casciano Lopes
10.12.23
Eu ao meu favor
Quando passei despercebido,
escolhi perceber tudo o que me ignorava,
assim, prestando toda a atenção na minha invisibilidade,
mimetizei minha passagem e cheguei onde o espelho pode me ver.
Casciano Lopes
Casciano Lopes
Caça palavras
Se tivesse todas as respostas,
talvez as perguntas perdessem a compostura
e abandonassem o graduando.
Casciano Lopes
Casciano Lopes
Humanoide
Ainda me espanto com quem,
sendo humano,
escolhe ser a inanimada cadeira do canto da sala.
Casciano Lopes
Graduação da falta
A saudade é um sentimento que foi elevado... Saiu do etérico campo do intocável e ganhou um palpável corpo ausente; feito de puro amor, mas sem presença pra calar nossos sussurros.
Casciano Lopes
Homem de fé
Pedrada boa, é no chão deitada, calada.
Que na rua da vida quando parece fim e é só ida,
vira rosário, de brita mesmo,
onde aprendo a rezar o único barulho...
O do meu caminho sem cruz.
Casciano Lopes
Casciano Lopes
9.12.23
Retrato de presente
É sempre nova a chance que a vida dá, vem em formato de lugares, pessoas, situações ou canções que fazem da audição uma expressão comovida por toque.
Clicamos fotografia, se não na câmera, na retina da memória. O importante é o registro de tudo que passa, porque se esvai o tempo e com ele as ocasiões, a cor do que é papel, a letra da tinta dos dias.
Tudo vira história, estamos só escrevendo um trecho, que seja intenso o intento, que possamos compor do lado de dentro todas as possibilidades de revelação das imagens, onde não se desbota a ousadia de viver a vida com suas pessoas, porque é tudo que ela pede... intensidade fotografada.Casciano Lopes
8.12.23
Virada
Um novo ano já ensaia o passo, atrás da montanha chamada ano velho já arrasta as cadeiras do salão pra apresentar seu número. Um novo desafio que espera tão somente a lucidez de nosso calendário interno...
Que saibamos virar a página e riscar a dor, pra sermos gratos não só pelos números dos dias, mas por podermos contemplar os montes e saber que a vida é possível, saber que, apesar da altitude dos gritos e silêncios, a atitude de agradecer e acreditar nos tornou capazes de festejar passagens sem perder o compromisso de atravessar os anos como quem sabe caminhar lonjuras, sem se esquecer pelos desertos e, principalmente, sabendo dançar pra encerar os salões com os pés dispostos a cruzar chegadas... Porque é disso que se trata a vida; chegar.
7.12.23
Gourmet
Os olhos me alimentam antes da boca, talvez por isso, entendi muito cedo que a mesa não precisaria estar farta pra eu me sentir alimentado... O olhar sim, precisaria estar bem servido.
A cal mar
Na falta de mar,
não desaprenda a nadar,
siga o fluxo do caminho
e oriente-se pela praia que te circunda
e nunca pela sombra que não anda pelas águas.
Casciano Lopes
O compromisso pede passagem
Que não estejam emperradas as fechaduras,
nem enferrujadas as dobradiças
e gastos os segredos das chaves...
Vale pros nossos portões de casa e da alma.
Casciano Lopes
Vale pros nossos portões de casa e da alma.
Casciano Lopes
De prece e milagre
Lá pras bandas do sertão de mim,
fiz um oratório pra rezar minha história
e não me esquecer de onde vim.
Casciano Lopes
Ouvido corajoso
Se o sol não entendesse de coragem, não levantava...
foi o que ele me disse.
Casciano Lopes
Casciano Lopes
Proposta de ocupação
Todo o espaço que se propõe se torna útil e não há outro motivo para a criação; seja da vida ou de onde ela está inserida.
Casciano Lopes
Casciano Lopes
Assim na terra como no céu
Um simples gesto do céu
é capaz de fazer da terra parte dele.
Casciano Lopes
Calendário de olho no olho
É preciso que seja natal todos os dias,
que aconteçam 365 motivos para abraços
com direito ao bissexto interesse pelo outro.
Casciano Lopes
Casciano Lopes
Nada contido
E que nada nos limite,
porque as grades nada podem
contra o pensamento que sabe ser livre.
Casciano Lopes
Casciano Lopes
Que sejam capazes os cômodos
E que nossos apartamentos grandes ou pequenos conjugados, caibam a luz como cabe no amanhecer, afinal, não é sobre o tamanho do nosso compartimento e sim, se está aberto ou fechado pra entrar o dia.
Coser por um fio
Somos todos tecidos da matéria do tempo,
de alinhavos que as madrugadas pespontaram,
de bordados que as chuvas respingaram...
mas também de remendos quando puíram nossas tramas
e os anos precisaram cerzir o pano.
Vida entre nuvens
Quando entendemos de quintais iluminados e de portas clareadas como se a lua pedisse pra entrar, fica mais fácil de sustentar o breu de algumas noites e o silêncio que nem toca a nossa campainha.
5.12.23
Somos todos feras
Não deixamos de ser quem somos por causa de um ferimento,
a dor também nos aperfeiçoa.
O gemido é que precisa estar afinado com a nossa essência,
e isso, é o mais difícil.
Casciano Lopes
Casciano Lopes
4.12.23
Deslize
Em algumas situações, de pé você se torna uma afronta e no chão vira 'coitadinho'.
E está tudo bem, desde que se mantenha inteira tua pessoa em qualquer das posições.
Casciano Lopes
Mirado
Sozinho no estúdio, o foco da câmera
não encontra outro objeto e vira motivo:
a sala, a máquina e a coisa objetivada.
Casciano Lopes
Casciano Lopes
Aos amigos da luz
Quando se juntam em sol todas as vistas,
quando se unem focos de luz e os ângulos
despejam em nossas mentes a boa vontade...
Só pode dar certo a bondade
daquilo que os nossos corações desejam.
Casciano Lopes
Casciano Lopes
Sou tantos na multidão
Há 7 anos sintomático e diagnosticado, a doença degenerativa tem me ensinado o tempo todo sobre os vários seres que moram em mim... Muitas versões minhas conhecidas e outras desconhecidas e sedentas por um aperto de mão. Habitam em mim o menino e o jovenzinho que conta segredos, o homem apressado que atende a calma pedida pelo experiente caminhante da idade anoitecida... E o homem capaz ainda se depara com a indecisão e se agarra na coragem, como se ela pudesse livrar a estrada do que o medo sabe nela escrever.
Tem momentos que alguém, dentro de mim, se torna analfabeto pra ler as linhas emaranhadas, é quando peço pro meu menino me ensinar de novo a sentar nas carteiras escolares pra aprender a desenhar aquele primeiro alfabeto.
Os dias que me experimentam na angústia só querem de mim uma boa nota na prova final e, sendo aprovado, haverá nas minhas salas uma confraternização, onde meus caras se apresentarão, e os conhecidos seguirão se conhecendo enquanto leem os moradores do meu corpo.Casciano Lopes
3.12.23
Toque delicado
Não é porque parece solitário o seu lugar e órfão o seu clamor, que sua poesia de ver a vida não encontrará um motivo de continuar em paz; há tanta riqueza que explica a vida! E quase sempre, nem precisa espancar as portas... Elas se abrem.
Casciano Lopes
Natal
Não é só sobre quem nasceu numa época distante
É também sobre meus nascimentos diários
E de quem nasce todo dia
Perto e dentro de mim.
Casciano Lopes
É também sobre meus nascimentos diários
E de quem nasce todo dia
Perto e dentro de mim.
Casciano Lopes
Dermato contato
Temos tantas camadas guardadas sob a pele ardida, que nem sempre temos tempo de tratá-las... gastamos cremes, protetores e a própria pele exposta, enquanto nosso interior se perde sem hidratação.
Casciano Lopes
Assinar:
Postagens (Atom)